A concessão Innovate UK apóia o projeto de £ 2,5 milhões da Photocentric
Peças sob demanda, a fabricante de impressoras 3D e resinas de fotopolímeros Photocentric obteve o apoio da Innovate UK sob o investimento da Sustainable Smart Factory para liderar o desenvolvimento de um novo processo autônomo de impressão 3D usando materiais reciclados.
A Photocentric tem como objetivo criar um processo econômico e de carbono para impressão de peças de polímero como um substituto para a moldagem por injeção por meio de seu conceito de fábrica Digital Autônoma de Baixa Energia (LEAD).
A moldagem por injeção de plástico tem sido tradicionalmente escolhida como o método preferido de fabricação para grandes lotes, no entanto, em aplicações de baixo volume, a Manufatura Aditiva (AM) tornou-se mais econômica, pois não há custos de ferramentas para amortizar ao longo de um lote.
Os benefícios ambientais do AM também são significativos, fabricando no ponto necessário apenas na quantidade necessária, sem remessa desnecessária, com consumo de energia reduzido e peças mais leves.
No coração do projeto LEAD está a tecnologia disruptiva de Display de Cristal Líquido (LCD) da Photocentric, alimentando matrizes de suas impressoras 3D. Esse processo digital automatizado inteligente usa linhas de produção de fluxo único que começam com resina líquida em uma extremidade e entregam de forma autônoma objetos funcionais de plástico na outra, em escala.
Este projeto também comparará a pegada de carbono da fabricação tradicional de moldagem por injeção versus a impressão 3D ao longo de seu ciclo de vida. Os principais usuários do setor validarão ambas as metodologias; Games Workshop , fabricante líder mundial em miniaturas, Essentra Components , uma das maiores moldadoras por injeção do Reino Unido e Unipart , um importante parceiro de fabricação de primeira linha que trabalha nos setores automotivo, ferroviário e muitos outros. O Centro de Tecnologia de Manufatura (MTC) realizará a análise de carbono derivada de cada processo como um terceiro imparcial.
O processo inovador fotocêntrico criará peças utilizáveis a partir de resíduos biológicos e fornecerá um novo processo de reciclagem de fim de vida viável em energia para os plásticos termofixos.
A fabricação digital é um divisor de águas que permitirá ao Reino Unido fabricar bens sem depender de mão de obra ou cadeias de suprimentos e fornecerá resiliência nacional.
“Estamos entusiasmados por fazer parte da Smart Sustainable Factory e por liderar um projeto para construir uma Grã-Bretanha mais verde. Estamos fabricando peças de plástico a partir de fluxos de resíduos usando baixa energia, reduzindo o armazenamento, minimizando o transporte e os materiais”, disse Paul Holt, CEO da Photocentric. “Graças à confiança que o governo do Reino Unido depositou em nossas tecnologias e graças ao apoio financeiro da Innovate UK, empresas como a Photocentric podem desenvolver inovação estratégica e sustentável na fabricação.”
O governo do Reino Unido concedeu £ 14 milhões a projetos que aproveitam a tecnologia digital para impulsionar a eficiência energética, a produtividade e o crescimento nas principais indústrias de manufatura.
Fonte: https://photocentricgroup.com/2022/10/innovate-uk-grant-supports-2-5-million-project-lead-by-photocentric-to-mass-manufacture-plastic-parts-sustainably-using-3d-printing/